segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Começando a semana com uma reflexão e um alerta importante: não se curve diante da vontade alheia



    Oi, girls!

  Sumida aqui, no meio da correria do cotidiano. Mas no fim, tudo vai se ajeitar. Tenho certeza.

   Então, faz um tempinho que venho preparando o que falar sobre esse tema que eu acho importante: a vontade alheia sobre a nossa vida... 

   Ela pode fazer maravilhas, em certos momentos, dependendo de quem vem a opinião sobre você. Mas na maior parte do tempo, e sobretudo para as pessoas gordas, ela vem mal.. muito mal. E se você for na onda, pode causar um imenso estrago.

    É incrível o tanto de pressão social que existe em cima da pessoa que é mais pesada. Acredito que talvez
seja o grupo que mais sofre essa pressão por "mudança". Um dos muitos modos que as pessoas magras acham de te "ajudar" é tentar te convencer que fazer a redução de estômago é muito melhor do que ser gordo. Como se tudo mudasse num passe de mágica, como se fosse algo simples, como se não fosse um procedimento invasivo, com risco de morte (pequeno, mas existe) e como SE FOSSE ALGO MARAVILHOSO de se dizer pra uma pessoa que se sente BEM COMO É. Aliás, as vezes eu penso que se sentir bem sendo gordo é o maior crime da humanidade :(


     Enfim, feita essa pequena introdução... Vamos aos fatos. Acho que se você tem vontade e está ciente dos riscos, faça! Seja lá o que for, (desde que respeite os outros) FAÇA! Tenho lido ou ouvido sobre alguns casos, como o daquela moça loira e LINDA, que em virtude de  comentários maldosos se atirou em uma dieta louca, perdeu muito peso em pouco tempo e acabou falecendo. Não lembro ao certo, mas parece que ela era saudável. Esse é só um exemplo do que a pressão social pode fazer com uma pessoa. Um exemplo triste demais.




     Outro exemplo eu li, umas semanas atrás, quando eu vi no Uol, uma reportagem sobre uma moça que resolveu postar foto de lingerie, que só gerou uma comoção porque era um gorda, protestando contra o gordofobia. Quando é uma magra fazendo selfie seminua é bonito. Gorda não pode. Uhum, sente lá, Claudia. Então, nesse dia, lendo uma enxurrada de comentários idiotas, outros legais, achei um que me chamou a atenção, que é uma coisa que eu sempre comento e que me olham como se fosse "desculpa de gordo" pra não querer perder peso. Era um comentário sobre a cirurgia de redução, feita por uma moça que cedeu à pressão social. Vejam a seguir, do que eu falo:



    Ela relata que era gorda, NÃO TINHA problema de saúde, mas que em função da opinião dos outros acabou fazendo a cirurgia e agora não tem mais a saúde que tinha. São inúmeros os casos como esse, é só procurar no google. Pessoas que estão doentes, que se arrependem por terem tomado uma decisão desse porte, baseado só na opinião dos outros. Como eu disse, fazer por vontade própria e ciente dos riscos é Ok... Agora, tu mudar toda a tua rotina, a tua saúde pelos outros? De que vale?
      Agora pouco, li um texto em um grupo sobre redução de estomago. Nesse link aqui do facebook, um texto muito bacana de uma moça que narra o processo dela interno, o que a levou pra cirurgia (adivinha só? pressão social, sim ou claro) e o que aconteceu com ela depois. E em um dos trechos ela diz assim ó:

"Com o tempo e depois de 45kg eliminados minha pele, antes totalmente esgarçada por conta da gordura, agora estava murcha, flácida. Meus cabelos caíram em mais ou menos 60%. Eu teria todos os motivos para passar a odiar meu corpo novamente... E a mim! Por ter me permitido chegar a tal ponto. Afinal, qual foi o objetivo de todo aquele sofrimento se meu corpo não ficaria perfeito? Saudável e dentro de um padrão estético. Foi aí que aprendi a me amar e entendi que as peles, as estrias, as cicatrizes, se tornaram parte da história que estou escrevendo. Se tornaram parte da minha descoberta como pessoa, como ser que falha, que comete erros, mas que também tem a capacidade de consertá-los. 
Precisei dessa jornada, de todo esse caminho percorrido pra compreender que o problema nunca foi meu peso, nunca foi a cobrança. O maior erro que cometi foi me curvar diante de normas pré-estabelecidas por uma sociedade doente... A ponto de me tornar doente física e psicologicamente".   (Natália Muñoz)

     Então, de novo: FAZ PORQUE QUER, não pelos outros! Faz pra agradar você e não o resto do mundo. Pra finalizar o texto, ela expõe o seguinte pensamento: 

"Não se torne infeliz, não se torne escravo de um padrão como eu me tornei; não enxergue beleza apenas nos outros como eu, por muito tempo, enxerguei".
    
     Não é bacana isso? Nunca é tarde pra mudar, pra deixar de se importar com o que pensam os outros e começar a se importar em ser feliz consigo mesma, sempre cuidando da saúde :) 




   
   Não pense duas vezes: se ame agora, se curta agora, não depende do seu peso! Se arrume pra si, saia, passeie, tome sol, se divirta! Não se diminua, nem se esconda por ser gorda. 
    O objetivo desse texto não é dissuadir as pessoas que querem se operar. Muito pelo contrário: serve de incentivo, se fazem por vontade própria. Aliás, se tu tem força de vontade, a chance de obter SUCESSO em tudo que tu faz na vida, aumenta MUITO. Como um médico uma vez me disse: se a tua saúde tá debilitada pela obesidade, tá na hora de pensar seriamente sobre pesar os prós e contras da cirurgia, que deve ser feita em último caso somente. 
   Esse texto, esses exemplos que trouxe aqui, são de pessoas que mesmo saudáveis fizeram somente para adequar a estética, por pressão alheia.

      Espero que contribua, de alguma forma, na vida de vocês. Qualquer coisa, crítica ou sugestão, deixe nos comentários aqui embaixo ou na nossa página no facebook: https://www.facebook.com/guriaBacontente

       Beijos e até a próxima! o/




2 comentários:

  1. Amei o post, pois vi os comentários maldosos das pessoas em relação a foto. teve gente q se comoveu, mas teve gente q achou um absurdo!!! Ridículo o preconceito das pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ridículo mesmo, mas infelizmente o preconceito está aí pra quem quiser ver! :(
      não tem cabimento ainda se ter essa mentalidade!
      obrigada por participar! ;)

      Excluir