domingo, 28 de junho de 2015

Quando (e se) seu peso interfere na saúde é preciso cuidado. Por estética, só se for vontade própria



Oi, gurias!
Então, vim repassar pro Blog o relato que fiz na página do face, no início do mês de junho. Falo sobre saúde, e a minha descoberta sobre a hipertensão.




Momento de falar sério. Eu acho que nunca cheguei tocar fundo no assunto que mudou minha vida, há pouco mais de 1 ano: HIPERTENSÃO. Ou pressão alta, como dizem. E isso sim, é um motivo SÉRIO pra regular o peso e melhorar a alimentação e diminuir o ritmo.
Quando entrei pra faculdade em 2008, eu vinha de um período de dieta rigorosa, onde perdi pouco mais de 30kg. Ficando gordinha, mas me sentindo ótima sem uma dorzinha na lombar que me incomodava.


E com a pressão dos estudos e um namorado novo, que hoje é meu marido, voltei a engordar!
Engordei tudo que perdi e mais um pouco. Acredito que o erro foi a dieta ter sido uma coisa louca. Não foi aos poucos, perdi no primeiro mês 13kg. 
No terceiro ano do curso, já estava na faixa da obesidade.
Mas sempre fui muito resistente e saudável, e a tal "gordinha socada" como se diz, eu pesava MUITO MAIS do que aparentava.


2013, fim de faculdade, obesidade mórbida, de acordo com o cálculo do IMC, e dores de cabeças com frequência. Cerca de 1 mês depois da formatura me senti mal, fui no médico e descobri que estava hipertensa. Foi um baque. Viver com ajuda de remédios com 30 anos, me deixou muito triste.
Iniciei uma tentativa de reeducação alimentar. Durou pouco mais de 1 mês e esbarrou na TPM e na ansiedade monstro que tomou conta de mim depois da formatura. O vazio que ficou me deixava nervosa e deprimida. 


Resultado: essa NÃO é uma história de superação, dentro desse ano e pouco eu continuo obesa, ganhei ainda mais peso inclusive. Mas não vou desistir. Entendi que preciso tratar primeiro a minha ansiedade, o lado psicológico pra conseguir ter sucesso na dieta ou em qualquer outro projeto.

POR ISSO, sempre procuro frisar: ou tu perde peso porque tua saúde tá em risco ou porque tu REALMENTE não te sente bem gorda, mas NÃO porque a revista ou a TV te dizem que TU DEVE ser assim ou assado. 


Conheço gordas lindas e super FELIZES consigo mesmas e com seus corpos grandes. Eu com 95kg estava super bem e satisfeita, vestia 48, não tinha PROBLEMA NENHUM de saúde. Hoje sei que preciso perder peso, mas não quero ser magra, acho que nem combinaria comigo. Quero ser saudável de novo, diminuir os remédios e ser menos preocupada.


Vou deixar um link sobre o assunto abaixo. Se quiserem comentar algo sobre vocês, sobre saúde ou deixar depoimento ou a opinião, ficarei bacontente com isso,  ou pelo facebook https://www.facebook.com/guriaBacontente 
 Emoticon heart
10 Mandamentos contra a pressão alta
Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
Pratique atividades físicas todos os dias.
Mantenha o peso que é ideal pra você e que te deixe saudável Emoticon smile
Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
Abandone o cigarro.
Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.
Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
Ame e seja amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário