quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Um olhar sobre o preconceito: terceira parte, final


3 – Para além das aparências


        Nessa parte final, é prudente reforçar os conceitos de liberdade e respeito que tentamos evidenciar ao longo do texto. Não se tenta vender aqui a ideia de que devemos todos ser gordos. Tampouco a ideia de que só pessoas gordas são belas, e que todas são saudáveis. Não se vende aqui a falácia de que não devemos priorizar a saúde, de que é melhor optar por fast food.
       Em verdade, aponta-se nesse texto em duas direções, dentro dos conceitos de liberdade e respeito pelo próximo: a necessidade de se RESPEITAR a liberdade que cada indivíduo tem de ser quem é.
       Com base nisso, é imperativo lembrar que uma pessoa gorda só vai querer buscar por dietas e afins no momento que ela não estiver se sentindo confortável com o corpo que tem. E o segundo ponto sobre isso é que, é mais IMPRESCINDÍVEL AINDA, lembrar que o que choca as pessoas, em sua maioria, é a ideia de que, pessoas gordas, podem sentir-se confortáveis com seus corpos, se sentirem felizes e se acharem belas, tanto quanto as pessoas magras.  O magro é feliz, o gordo também pode ser. É simples.
         A desconstrução do padrão estético vigente se faz necessária, na medida em que vivemos em um mundo plural e muito grande, onde há por certo, espaço para todos. Sem necessidade do veneno que é o preconceito. Veneno este que mata a sociedade de dentro para fora e lança marcas indeléveis na vida das pessoas que por ele são atingidas.



Ilustração que pertence ao http://fatwonderwoman.blogspot.com.br/


FIM DA TERCEIRA PARTE

Espero que tenham gostado, espero que o mínimo de pessoas tenham empatia pelo que foi expresso no texto. Aliás, mais empatia, menos preconceito! :**

Espero vocês no https://www.facebook.com/guriaBacontente/ ou deixem recadinho aqui! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário