quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Um olhar sobre o preconceito: segunda parte


2 - Gordofobia: um olhar sobre o cotidiano de mulheres comuns

          Para melhor demonstrar a problemática acerca da gordofobia, conversamos com algumas mulheres sobre o assunto. Como será que elas se posicionam diante desse tema delicado? Como isso as afeta?
         Karen é pedagoga, tem 35 anos e uma vaidade que salta aos olhos. Ela não acha complicada sua identificação enquanto mulher gorda. É gorda e se assume assim, sem maiores problemas. No entanto, em que pese a sua aceitação pessoal, a pedagoga conta que já foi alvo de preconceito em função do peso. “Tenho uma colega, funcionária da escola que trabalho que comentou com outras colegas que eu devia ser ‘mal amada e solteirona’ por ser gorda”, relata.
             Na contramão dos comentários maldosos, Karen diz que apesar de haver certo impacto na autoestima, aprendeu a lidar com esse tipo de situação. “Não quer dizer que eu aceite, e nem que me acomode com essas situações, mas sei que não irei ‘mudar o mundo’ e nem agradar a todos! Sou feliz assim e não mudarei meu jeito ou meu estilo por causa do que os outros pensam ou dizem de mim”, dispara. “Da minha vida e realidade quem sabe sou eu”, afirma a pedagoga com grande convicção.
             Outro ponto defendido por ela diz respeito à falta de espaço que o tópico gordofobia encontra fora de seus círculos próprios, uma vez que, segundo ela, o assunto se restringe entre as pessoas gordas porque “ainda existe a visão de que se é gordo porque quer, ou porque se é infeliz e doente”, o que acredita não ser verdade. Mas nada tira mais a paciência da pedagoga do que quando escuta a máxima: “Tu és tão bonita de rosto, porque não emagrece?” Sobre isso, ela só tem um recado para dar: “Não me acho feia de corpo porque sou gorda!”. Sem sombra de dúvidas que se trata de uma mulher forte e cheia de atitude, bonita por dentro e por fora.
             
             Karen, para o projeto “Forma Fofa Day” que busca valorizar as belas formas da mulher plus size.

          A psicóloga Lisa Vecchia, 28 anos, também é muito bem resolvida com a saúde, espelho, vida social, pessoal... No entanto, em algum momento, já enfrentou a ira alheia sobre o seu corpo. Sobre isso, afirma que a identificação dela enquanto uma mulher gorda não é algo complicado. “É só mais um de muitos adjetivos”, complementa.
        “Uma vez fui comprar um presente pra minha mãe e a vendedora ficou horrorizada, disse que além de não servir, ficaria feio... Eu agradeci a dica e segui escolhendo e a vi de risinho com outra vendedora”. Mas que nada, a guria de personalidade forte não se deixa arrasar e rebate, com classe, o comportamento preconceituoso dessas pessoas quando diz: “Eu entendi que as aparências funcionam como um filtro. Se a pessoa não quer se relacionar comigo porque eu sou gorda, isso provavelmente diz mais sobre ela do que sobre mim. E se não fosse o peso seriam as tatuagens, o piercing, os olhos castanhos... Etc. As pessoas vivem inventando desculpas pra se defenderem umas das outras”.
       Como tudo tem exceção, Lisa, que é muito tranquila com essas questões, como podemos perceber, sai do sério quando escuta...? “Que eu seria linda se emagrecesse. Ou quando vem me dar dicas de dieta... Porque né, ser gordo é tão ruim que, obviamente, eu quero emagrecer. Outra coisa é a cara das pessoas quando conto que sou vegetariana e prático yôga... Tem gente que parece que viu um fantasma! Hahahahahah Do tipo: é gorda, como pode ter uma vida normal?”.
           Um parêntese. Fora a questão da gordofobia, é evidente a dificuldade que se tem em encontrar peças de roupa, acessórios e calçados para mulheres maiores. Queixa comum de Karen e Lisa, a falta de opções de botas, com canos mais largos, por exemplo, incomoda as consumidoras gordinhas. Cintos grandes e roupas com aspecto jovial e descolado, ainda não são achados fáceis acima do manequim 48/50. (Para isso leia mais: http://guriabacontente.blogspot.com.br/2015/06/humor-possiveis-motivos-para-que.html)
         Ainda sobre a psicóloga e guria bacontente consigo mesma Lisa, vamos a um recado final dela para os gordofóbicos!
      “Quando se é preconceituoso, se dedica tempo e energia pra minguar a felicidade alheia, porque a alegria dos outros ofende o meu modo de vida... ‘Oh, um [gay, gordo, velho, negro, nordestino, manco, branco, alien...]! Ele todo ali serelepe e Faceiro... Vou perseguir ele pra fazer com que ele se sinta culpado por ser feliz sendo uma aberração... Haha! Vou fazer ele se sentir mal!’ Sério? Já conheceu alguém feliz, bem resolvido e ocupado que se dedicasse a estragar a alegria alheia...? Nem eu. Então repito: se a pessoa tem problemas comigo isso diz mais sobre ela do que sobre mim...”. (Lisa).

  Lisa, no Projeto sobre mães tatuadas e orgulhosas de suas marcas da gravidez  na cidade de Rio Grande/RS.

            A nossa próxima convidada é uma guria muito decidida! Tão decidida que causou um furor nacional, quando, do alto do seu corpo plus size, resolveu participar da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul! Foi coroada uma das embaixatrizes da Festa de 2014, recebeu convites de jornais, revistas, Blogs, para contar a sua história, inclusive esteve no programa da jornalista Fátima Bernardes, na TV Globo!
      Valdnéia Borges, 28 anos, professora, chegou chegando, com muita simpatia e beleza! E isso, com certeza, incomodou algumas pessoas. “Me aceito com todas as curvas extras que tenho, (...) aprendi a ser indiferente aos olhares e aos comentários preconceituosos também”, avisa logo de cara ela, que já participou de ensaio plus size para uma loja lingerie, e claro, ARRASOU!
        Valdnéia acredita que muito do preconceito ganha força quando se passa a dar atenção a esse tipo de pessoa. “Acho que quanto mais os gordinhos ficarem dando atenção a isso e não se aceitando, com certeza o preconceito irá aumentar”.
      Sobre a questão da moda plus size, a professora expõe, com convicção, o que pensa sobre o assunto. Para ela, “nós gordinhas temos que usar sacos de batata ou até mesmo andar peladas, porque a moda não ajuda, não favorece em nada”.
         Ela revela que já teve muita dificuldade em encontrar roupas que lhe agradem. Para Val, “é complicado achar uma roupa que fique bem e que me sinta bem”… E completa: “eu sou da seguinte opinião, eu me sentindo bem, não importa modelo ou cor”, além de afirmar que prefere também, ir a lojas onde possa caminhar sozinha para tentar achar o que procura.
        Para terminar a entrevista, com muita atitude e sinceridade, a Embaixatriz da Festa da Uva, prefere não deixar recado algum para as pessoas que tem preconceito. “Sinto pena, isso resume tudo”.


                              Valdnéia para a Campanha do “Outubro rosa”, de 2013.

FIM DA SEGUNDA PARTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário